terça-feira, 14 de maio de 2013

TEATRO - Uma Aventura no Palco!

Pessoal quero dividir com vocês um assunto bem interessante!
Estou fazendo TEATRO, rsrs!!! Isso mesmo, é super interessante, uma experiência nova pra mim.
Estou achando SUPER, é muito divertido, pena que não é "aquele curso", só aprendemos o básico, mas é legal e estou aprendendo coisas que eu não fazia ideia.
Vou contar um pouquinho da história do Teatro para vocês!
A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.
A origem do teatro é mais antiga do que imaginamos, refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
O desenvolvimento do teatro começou a representar lendas referentes aos deuses e heróis, ele apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.
Ficheiro:DionysiusTheater.jpg
Theater Dionysius

O teatro medieval é, como o antigo, de origem religiosa; apenas a religião é outra. Os enredos são tirados da história bíblica. As ocasiões de representação dão as festas do ano litúrgico. O palco é a praça central da cidade. Toda a população participa dele. Mas no palco também já se encontravam os elementos cenográficos que mais tarde, constituirão o "teatro de ilusão" moderno. O valor literário das peças é muito desigual: entre cenas de lirismo religioso e humorismo popular (cenas do diabo e dos judeus) encontram-se longos trechos didáticos e declamatórios.

Teatro na Idade Média - ROMA
A origem do Teatro no Brasil teve início no século XVI, em 1564 (Ano do nascimento do inglês Willian Shakespeare, um gênio do teatro cujas obras e temas dramáticos são copiados e representados até hoje), quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal. Os padres da chamadas companhia de Jesus, os Jesuítas, viram para catequizar os índios, e com isso trouxeram suas influências culturais como a literatura e o teatro.
Pelo fascínio da imagem representativa , o teatro era muito mais eficaz do que um sermão por exemplo. Nota-se, portanto, que a origem do teatro no Brasil é religiosa, assim como boa parte das manifestações culturais. Nessa época o Padre Anchieta era o responsável pela autoria das peças, ele escreveu alguns Autos como "Na festa de São Lourenço", também conhecido como "Mistério de Jesus", e o "Auto da Pregação Universal", escrito entre 1567 e 1570, e representado em várias regiões do Brasil, por vários anos.
O Real Theatro São João (1835), mandado construir por D. João VI, por Loeillot
Enfim, TEATRO é cultura, é alegria, inspiração, conhecimento. É uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Jaco Guinsburg por sua vez, descreve a expressão cênica como formada por uma "tríbade básica - atuante, texto e público", sem a qual o teatro não teria existência (1980:5).