quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Artigo Publicado: "Os problemas do cárcere e a ressocialização no sistema prisional: uma análise do encarceramento brasileiro"



Estou muito feliz, com o nosso artigo publicado... Vou compartilhar com vocês leitores!

Este foi o tema estudado: "Os problemas do cárcere e a ressocialização no sistema prisional: uma análise do encarceramento brasileiro".
Integrantes: Fernanda Rebelim, Italo Zacché, Mirian Moraes.
E nosso Professor Orientador: Alexandre Jacob

Resumo do nosso artigo:

A prisão foi criada para o encarceramento dos criminosos e a aplicação das penas para sancionar e prevenir novas ocorrências, contudo o estado não tem conseguido manter seu papel na reeducação e reinserção social dos condenados, ressocializando os presos e permitindo seu retorno social de forma harmônica. A função social da pena e consequentemente da prisão não se efetiva no decorrer do tempo, pelo contrário, deve haver mudanças no sentido de permitir um tratamento prisional que respeite a dignidade e a incolumidade física e mental dos apenados. A educação é um poderoso instrumento de mudança social e deve ser implantada no sistema prisional de forma a garantir a inserção no mundo do trabalho e recolocação social. O encarceramento brasileiro já não obedece aos fatores de cor de pele e etnia, mas persiste a segregação pelo poder econômico. O preso brasileiro atual necessita de educação profissional e tratamento humano e o estado precisa adotar políticas eficazes para garantir que a ressocialização se inicie nos presídios e seja efetiva aos egressos.

Foi muito satisfatório realizarmos essa pesquisa, que despertou em nos, tamanha curiosidade pelo tema e por temas semelhantes! Com certeza haverá outro artigo vindo aí!

>> Meus Agradecimentos em nome dos demais integrantes ao Professor Alexandre Jacob pela colaboração e incentivo! Obrigada!

Para continuar a leitura deste artigo clique a seguir: Artigo aqui