terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A CERCA DA ORIGMEM DO HOMEM / CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO


Transferência de arquivo de 13/12/2011 11:00

Vou tratar hoje de duas teorias a cerca da origem do homem.
Sabemos que há várias teorias sobre a origem do homem, mas duas são as que mais se destacam:Criacionismo e Evolucionismo(Darwin)

CRIACIONISMO
Esta teoria tem base bíblica em Gênesis, primeiro livro da Bíblia.
Os relatos da criação, começam com ordem da Trindade (Pai, Filho e Espirito Santo), no capítulo 1.26.27, quando diz: "Façamos o homem".
Neste versículo 26 deixou Deus claro que, seriamos semelhante a eles, ou seja, "...conforme a nossa semelhana".Na parte 'b' deste versículo Deus concede ao homem autoridade para governar sobre os animais.
Deus efetivou seu plano de vida no homem em Gn. cap. 2.7, em que do pó da terra o Senhor Deus formou o ser humano. O Senhor soprou em suas narinas uma respiração de vida, e assim ele se tornou alma vivente.
Numa segunda análise, há a criação da mulher, no texto de Gn 2.18-25, Deus percebe a solidão do homem e cria então uma companheira para ele, versículo 18 "Não é bom que o homem viva sozinho". Em Gn 1.27 também está escrito: "macho e fêmea os criou". Aqui daria outro assunto mas vamos deixar para outro dia.
A Bíblia Sobre a Origem Humana
A biforme natureza do homem, dividida em material e imaterial. A materia, é afirmada em Gn 2.7, formado do pó da terra. A imaterial é consentida dietamente do criador. O sopro de vida tem significado para a vida física e espiritual do homem.
Com base nesta natureza dupla, é representada por uma tricotomia em que na parte material está o corpo e na imaterial, a alma e o espírito. 
Entendendo a Tricotomia, em 1 Tessalonicenses 5.23b diz: "e todo vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados..." Hebreus 4.12 diz: "Porque a a palavra do Senhor é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".
O termo Tricotomia, significa "aquilo que é dividido em três", que em relçação ao homem quer dizer corpo, alma e espírito. São inseparáveis, somente a morte física pode separar o corpo de sua parte imaterial (alma e espírito).
O corpo nada mais é que a parte que compõe elementos químicos da terra, como oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, potássio, fero, cobre, entre outros elementos. Tudo isso sem a benção divina é de valor irrelevante, ínfimo.
alma, é preciso entender que sem a alma o corpo se torna sem atividade, inerte. A alma precisa do corpo para se expressar em vida funcional e racional, no grego ela é identificada como "Psiquê".
espírito, este é o fôlego de vida e também a vida imortal, isto é, em Eclesiastes 12.7 diz: "...e o po volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu". E também Coríntios 15.53 diz: "Por que convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que esto que é imortal se revista da imortalidade". O espírito é o elemento em que lida Deus e o homem.
Este estudo é bem profundo, isto explicado acima foi apenas uma pequena parte da hermenêutica a cerca do homem.

EVOLUCIONISMO
O conhecimento mais influente sobre essa teoria é bem divulgado nas escolas de ensino médio, e Darwin foi o que melhor desenvolveu a teoria da evolução.
Esta teoria afirma que as espécies vegetais e animais existentes na Terra, não são imutáveis.
Alguns estudiosos afirmam que as espécies sofrem modificações ao longo do tempo. Com isso há o nascimento de novas raças e espécies. O evolucionismo se tornou fonte de controvérsias após sua divulgação.
Tal teoria é o conjunto de pesquisas melhor entendida com Darwin, no qual afirma que o homem é resultado de uma longa evolução iniciada a milhões de anos atrás, desde o Homonídeos até o Homo sapiens.
Afirma que o homem e o macaco tem a mesma ascendência, a partir da qual estas e outras espécies se desenvolveram ao longo do tempo.
Darwin acreditava na evolução a partir de microoganismos que em conjunto podiam se modificar e criar algo novo (espécies). E que de acordo com a seleção natural, os mais adaptados às condições do meio ambiente são, preferencialemente, aqueles que possuem melhores condições de adaptação ao meio ambiente.
Nesta teoria há vários pontos negativos que nos levam a crer que seja falsa.
Por exemplo quando analisarmos o fato de que a genética prova que seus descendentes sempre são da mesma espécie que seus ascendentes. Ou seja não há uma mesma descendência entre o homem e o macaco.
Os evoluncionistas afirmam que a primeira célula surgiu a partir de matéria não viva, é comprovadamente falsa , pois Pasteur provou que não existe geração espontânea de seres vivos a partir de matéria não viva.
A todo tempo podemos perceber que ao esterelizarmos objetos, constatamos que de fato em um ambiente estéril não surgem seres vivos, e que os seres vivos só podem surgir de outros seres vivos da mesma espécie.

Então de acordo com a análise das duas teorias, podemos observar que o evolucionismo não se confirma, e sim se contradiz diversas vezes. A teoria que melhor revela a origem do homem é a da Criação, em que o homem se originou de um ser sublime, divino e sábio, o criador Deus. Esta teoria depende da fé individual de cada um, mas analisando a fundo  não existe outra lógica a não ser a criação por um ser supremo.
Essa é uma pequena análise a cerca dessas duas teorias.